quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Quais os caminhos para a escolha da profissão?

Chegou a hora!

Há determinados assuntos de determinadas matérias, os quais você é obrigado a aprender na escola. E quando não gosta ou não entende algum deles, você costuma perguntar-se ‘Para que eu vou usar isso na minha vida, afinal de contas?!’, não é verdade? Mas quando chega-se ao fim do Ensino Médio, e as dúvidas sobre diversos cursos de graduação batem à porta, entendemos que o mundo ‘dá muitas voltas’, e aquele garoto que quase reprovou devido à confusa Trigonometria, hoje acaba de formar-se com honras numa das melhores universidades de Engenharia Civil do país – e todo mundo fica sem entender nada.

A questão é que não há outra forma de descobrir qual seu talento e onde você irá usá-lo, senão antes de qualquer coisa, conhecer a si mesmo. Saber quais são suas habilidades, seus pontos fracos, e o mais importante: qual a sua verdadeira paixão! É a paixão que nos move à lutar para conquistar nossos sonhos e chegar lá, no topo da montanha – talvez aquele garoto tenha descoberto que engenharia era sua paixão, e esta paixão o levou a superar suas dificuldades para vencer.


‘Descubra o que você realmente ama fazer, e você nunca precisará trabalhar’

(Rogério Benche - Assistência de Empresas e Treinamentos Empreendedores para Profissionais - Empresa R-Benche, Itajaí-SC)


Falamos com propriedade quando dizemos que a época de conclusão do Ensino Médio e escolha
de uma profissão é também a época de maior lucro de terapeutas e psicólogos o psicólogo dos Hiperativos, por exemplo, comprou uma Ferrari na semana passada. É uma época extremamente confusa, quando estamos vivendo diversas crises existenciais, enfrentando conflitos que nós mesmos criamos, definindo um estilo... Enfim, formando os adultos que iremos ser – mesmo quando alguns de nós têm a síndrome de Peter Pan.

Diversos pontos, os quais nem mesmo levávamos em conta anteriormente, passam a ser motivos que pesam – e muito – na escolha do nosso futuro. Sucesso financeiro e status são os principais pontos levados em conta pela maioria das famílias dos vestibulandos, que passam a influenciá-los de maneira significativa.

Muitas pessoas que aparentam ter propriedade para nos dar conselhos sobre o que fazer devido à sua (suposta) grande experiência de vida surgem nesse momento. Pais, amigos, parentes, nossos ídolos, nossa história de vida, tudo faz desse capítulo da nossa história, um dos mais atribulados. Mas o que devemos ter sempre em mente dois fatores: antigamente a escolha da profissão era praticamente decidida pela família, pela tradição. Mas os tempos são outros. Sim, ainda há muita pressão dos pais, mas devemos ter consciência de que temos a liberdade de decidir o que queremos fazer – afinal, seremos nós a seguir tal carreira, não nossos pais, não é mesmo? E algo ainda mais importante é saber que você – e somente você – sabe o que é melhor. Ninguém além de você mesmo sabe o que se passa dentro da sua cabeça e do seu coração. A escolha de uma universidade é algo muito importante e estritamente pessoal.


Mas ao mesmo tempo, não ‘leve tudo à ferro e fogo’. Cada um tem seu próprio tempo, e não adianta tentarmos acelerar o processo – será ainda pior. Se você não se sente preparado ou não consegue de maneira alguma decidir qual a sua opção de curso, um dos conselhos mais preciosos é procurar quem já passou por isso, sejam pessoas que ainda estão cursando, ou que já se formaram na profissão. Pedir conselhos, tirar dúvidas e descobrir a realidade pós-formatura é de extrema importância.


"Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
aos vinte e dois, o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem."
(Pedro Bial em 'Filtro Solar')

Veja o que a psicóloga e Consultora de Carreira Lígia Guerra tem a dizer aos atuais e futuros vestibulandos:



http://www.youtube.com/watch?v=Z88bahVkyss
Emissora Filiada da Rede Globo no Paraná - Canal Lígia Guerra no Youtube

- ‘E se eu escolher o curso errado!? O que eu faço!?’

- Escolha outro!

Claro, não é tão simples quanto parece. Mudar o curso e todos os seus planos para o futuro é algo um tanto quanto frustrante, além de que isto – em alguns casos – envolve dinheiro também. Mas pense bem: melhor mudar agora do que se arrepender depois, não é mesmo? O que está em jogo é a sua vida.

‘Trabalhar é viver’. Se você não concorda com a frase, pare para pensar: um adulto, já com uma profissão definida, tem seus dias da semana, divididos em três partes de 8 horas cada. Ele usa uma parte para trabalhar, outra para dormir e a restante para atividades diversas como almoço, fila de banco, compras do supermercado, limpeza da casa, etc. Bem, dormir não é viver. Fila de banco muito menos. O que resta então?
Por isso, não siga um caminho pelo qual você sabe que não irá seguir feliz. Porque então ‘dar murro em ponta de faca’? Pode levar algum tempo, mas todos nós acabamos achando o caminho certo. Faça tudo ao seu tempo, não se deixe pressionar por ninguém. E acima de tudo, busque sempre SER FELIZ!


OPÇÃO PROFISSIONAL

Como já citamos, uma das melhores formas de tomarmos essa importante decisão, é nos conhecermos melhor. Então, para quem ainda não se decidiu ou apenas quer saber mais sobre si mesmo, aqui estão alguns testes de Opção Profissional e Mapeamento de Personalidade. Além de informações sobre vários cursos. Vale a pena conferir!


ESCOLHA SUA PROFISSÃO
http://www.escolhasuaprofissao.com.br

Site super bacana, com muitos vídeos, informações e depoimentos de profissionais a respeito de diversas profissões, além de respostas as duvidas mais frequentes dos vestibulandos.

TESTE 'QUEM É VOCÊ?' - REVISTA SUPERINTERESSANTE
http://super.abril.com.br/infograficos/info_503387.shtml

Aqui você responde as perguntas, e seu gráfico de traços psicológicos é elaborado. Revelador!


TESTE DAS CORES
http://www.bne.com.br/cores/default.asp

O Teste das Cores é um instrumento de avaliação de personalidade que consiste em obter informações sobre a personalidade mediante suas preferências e rejeições à cores. Muito interessante, e com certeza diferente de tudo o que você já viu!


TESTE DE PERSONALIDADE INTER-NEY
http://www.interney.net/testes/teste016.php
Teste rápido e prático para quem já tem alguma noção da sua escolha. Básico e objetivo!

GUIA DO ESTUDANTE
http://www.guiadoestudante.abril.com.br
No site do Guia do Estudante, você encontra diversos Testes (dos mais simples aos mais elaborados), Guia de Cursos, Guia de Universidades e uma super listagem de Centros de Orientação Profissional em todo o Brasil, que vão ajudá-lo a fazer sua decisão em qualquer estado brasileiro.



Um grande abraço a todos, e boa escolha!



Equipe Hiperativos

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o post!
Inclusive me deu um apoio em relação à parte da escolha errada... eu tinha bastante receio e tô mais de boa agora =)
o teste das cores também é muito interessante ^^

vlw :*

Unknown disse...

bah gostei demais disso! já li e reli sobre tudo isso e pensei novamente se o que escolhi vale a pena!
acho q somos muito novos pra decidir realmente o que queremos fazer pro resto de nossas vidas.. e quanto mais esclarecimento, mais sentimos firmeza e firmamos nosso caráter.
quando eu tava na época de escolher, isso era tão complicado.. mas olhando esse espaço, vc é convidado a viajar no interior de sua mente e se redescobrir.. rever conceitos e analisar sua vida!

parabéns equipe! nota 10! :D

Unknown disse...

Com toda certa esse post foi de imensa importancia para com a minha escolha profissional, eu tinha varias duvidas sobre a escolha da carreria a ser seguida em meu futuro que breve se aproxima todavia ao ler esse post repensei sobre o assunto e me sinto mais seguro para tomar a decisao da minha carreira profissional.

Grato estou com toda a equipe deste blog que vem fazendo este nobre trabalho.
Saudaçoes LB

Gustavo disse...

Em um momento tão decisivo e de tamanha tensão como é o da escolha profissional, realmente é necessária uma base informativa realista e de qualidade para nos orientar, algo perfeitamente representado nesse post. De forma objetiva, esse post traz a excelente forma de atravessar um momento de tensão e pressão familiar e de terceiros: sendo sincero consigo próprio, tendo tranquilidade, naturalidade e paciência nas análises e, principalmente, sendo feliz.
Parabéns à equipe pelo excelente trabalho e pelo nobre conhecimento apresentado: "Conhece a ti mesmo" (Sócrates, filósofo grego).

Unknown disse...

Adoooorei!! força para todoos nós hiperativooos!!
juuntos e misturados!!
abraaaaço amiiigos!
Camila.

TareeK disse...

Cara, esses sites são muito legais!

Postar um comentário